sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sonda-me oh Deus (Gioia Jr.)


Sonda-me oh Deus (Gioia Jr.)


Sonda-me oh Deus, pois sei que nem eu me conheço,
Não sei o que desejo, nem o que mereço.
O caminho a seguir, que palavras dizer,
Que sementes plantar que frutos colher.
Tu que criaste oh Deus, 
O coração humano imenso como o céu,
Profundo como o oceano.
Podes sonda-lo bem com poder e firmeza;
Esquadrinha-lo enfim, na sua profundeza.
E arrancar o que é mal, a vaidade mesquinha
E o ódio como quem arranca erva daninha.
Que faz secar o verde e faz morrer a flor,
A humildade, a pureza, a submissão, o amor.
Sonda-me oh meu Senhor, com teu olhar paterno,
E me guia afinal pelo caminho eterno.
O caminho da paz, o caminho da luz, 
O caminho de amor do teu Filho Jesus.
Que outro não há, bem sei, 
Que nos conduz à calma.
sonda meu coração e esquadrinha minha alma;
Mede o meu pensamento e a minha vida sonda,
Que de ti ai bem sei, não há o que se esconda!
Nem a estrela no céu, nem a haste no feixe,
Nem o peixe no mar, nem o ímpio no peixe,
Nem o orvalho na flor, nem a flor no caminho,
Nem a concha na areia ou a rosa no espinho.
Tudo escutas, oh Pai, terrivelmente tudo!
Do soluço mais grave, ao riso mais agudo.
Sonda-me... o teu olhar é penetrante e terno...
A tua Voz é clara e Teu caminho eterno.
E eu sei que após sondar-me afinal me darás
A verdadeira Paz... a procurar a Paz...


Gioia Jr.

Um comentário:

Unknown disse...

Amém!
Gostei do poema! Vou usá-lo com as minhas crianças de Escola dominical, antes de apresentarem a coreografia da música "sonda-me" de Aline Barros.
Deus o abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...