quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O PERIGO INESCRUPULOSO DA CRÍTICA



Primeiro vejamos os conceitos desta palavra.
Crítica: [Do grego: kritiké, do fem. de kritikós.]
Consiste em: 
1.  Arte ou faculdade de examinar e/ou julgar as obras do espírito, em particular as de caráter literário ou artístico;  
 2.  A expressão da crítica em geral por escrito, sob forma de análise, comentário ou apreciação teórica e/ou estética;
 3.  O conjunto daqueles que exercem a crítica; os críticos;
 4.  Juízo crítico; discernimento, critério;
 5.  Discussão dos fatos históricos;
 6.  Apreciação minuciosa; julgamento;
 7.  Ato de criticar, de censurar; censura,  condenação;
 8.  Filosofia: Apreciação;
 9.  Restritivo: Julgamento ou apreciação desfavorável, censura.
Resumindo criticar é: Fazer a crítica de; analisar; Dizer mal de; censurar.

Quando levamos esta palavra à luz divina podemos ver o quanto esta palavra nos é restringida ou seja, o quanto devemos evita-la.
Vejamos o que nos diz alguns textos bíblicos:

A crítica pode ser destrutiva. A Bíblia nos diz em Gálatas 5:15 “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.”
Ao criticar os outros corremos  o risco de também ser criticados.

Vejamos em  Mateus 7:1-5: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Estar disposto a perdoar é uma parte da crítica construtiva. A Bíblia diz em Lucas 17:3 “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.”

Tem cuidado com a crítica. A Bíblia diz em Romanos 14:1 “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.”

Aqueles que criticam a outros recebem críticas. A Bíblia diz em Lucas 6:37-38 “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.”

Os cristãos tornam-se mais sábios quando recebem uma crítica construtiva e válida. A Bíblia diz em Provérbios 9:8-9 “Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á. Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.”

A melhor proteção contra a crítica é uma consciência limpa. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:16 “Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo.”

Esqueçamos a crítica, lembremo-nos das almas perdidas e cultivemos o amor.
A correção é apropriada quando é baseada em amor em vez de condenação. A Bíblia diz em 1 Coríntios 4:14 “Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a filhos meus amados.”

As Escrituras são uma fonte de correção para as nossas vidas. A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:16-17 “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”

A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.

O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”

O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 

Quando veres alguém que você julgue estar fora dos preceitos bíblicos, ore por ele. Peça a DEUS a unção na vida de seu próximo e o torne mais próximo de ti e do amor de nosso Pai Celestial através da oração tal qual o apóstolo Paulo nos incentiva


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...