quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um texto que minha esposa leu no blog de um pastor amigo e fez com que ela fizesse uma pergunta.

Diante deste texto do sábio pastor Leandro (que ele não veja que estou o chamando de pastor rsrs) uma pergunta veio em minha mente, decidi publicar o texto e também a resposta de meu amigo Leandro.


“SODOMIZADOS” Espiritualmente...




A crise não nasce somente de uma situação específica que se torna insuportável. A crise é um estado extremado de diversidades de situações em conjunto, que agregadas tornam-se insuportáveis, conduzindo os indivíduos à loucura por alguma solução. Analisar a crise de forma sistemática é um erro terrível, que nos faz buscar calar a dor e não curar a doença. É fato que há muito tempo focamos nossas criticas em diversos seguimentos evangélicos, representantes religiosos, etc. Como se estes fossem os reais culpados por toda esta situação caótica em que se encontra a religião evangélica na atualidade. Devemos reconhecer que o que vivenciamos é apenas uma generalização de uma série de outras situações que há anos atrás foram vistas de forma displicente. Hoje estamos apenas a suportar em estado vegetativo a força dos cânceres que foram carcomendo a ética desta religião.

Das formas mais bizarras fomos “sodomizados” espiritualmente com uma multidão de doutrinas que corromperam a fé cristã, atirando as palavras do Cristo no lixo e tornando o que havia de mais belo no cristianismo em atitudes legalistas e apavorantes. Na atualidade quando se fala em cristianismo (em especial evangélico) facilmente foge das mentes aquele antigo sentimento que fazia referência aos portadores de esperança. Ao invés, somos alvo de olhares condenadores que nos apontam como cúmplices destas corjas de bandidos e criminosos, que invadem a televisão brasileira em nome do seu cristo bizarro, defecando nos lares através de seus programas pútridos e gananciosos.

Entretanto é verdade que os grandes culpados por toda esta imundice somos nós, que em grande maioria nos cognominamos como cristãos, mas desconhecemos as verdades do Cristo. Falo sem medo que mais do que 50% dos ditos cristãos na atualidade são participantes de perfis de religião que podem ser comparados com ideologias fundamentalistas bizarrentas, do que com a filosofia do cristo. Sendo que também grande parte desta parcela acaba por tornar o cristo em instrumento de negociação e capital, atraindo multidões em busca do cristo lucrativo. Poderia facilmente apontar muitos culpados, a começar pelos de minha época que aceitaram a teologia destes malditos pregadores norte americanos como o Essek. M Kenyon, Kenneth Hagin, Kenneth Copeland, Benny Hinn, entre outros mercadores do mal. Lamentável é perceber que hoje os que criticam esta corja, no passado iam até aos aeroportos brasileiros festejar a chegada dos mesmos, estendendo o tapete vermelho. Os mesmos imbecis que iam às igrejas de porta em porta divulgar e vender os seus livros.

Ainda assim eu seria superficial não percebendo que este câncer em meio ao cristianismo é muito mais antigo. Ele veio tomando formas diferentes, em tempos diferentes, instituições diferentes, dançando na língua de pregadores diferentes. Teve sua forma maquiada na reforma, embalou-se no colo de movimentos carismáticos, contudo é certo que ele tem por caminho uma história muito anterior a qualquer um destes eventos. Sei que hoje a religião cristã esta doente sofrendo de uma diversidade de doenças e patologias, mas se buscarmos na história se descobrirá rastros de pessoas e pensadores que indicaram este mal há muito tempo tolerado. Tolstói, Nietzsche, Voltaire, Rousseau, David Hume, Vitor Hugo, Dostoievski, dentre outros tantos que poderiam ser citados, foram interpretados em seu tempo como inimigos da “igreja” e da religião. Foram tachados como Ateístas, pelo simples fato de criticarem ferozmente o mesmo problema.  Em seu tempo estes se negavam a aceitar as regras impostas pelas instituições religiosas vigentes, e acabaram por cair em abandono e marginalização. Como forma de cultivar a sua espiritualidade, encontraram na critica uma forma de gritar por socorro.  É fato que todos em seus recônditos buscaram expressar sua forma de fé, e muitos vieram a compor para Deus algumas das mais lindas orações escritas até hoje. Como exemplo cito parte deste texto de Nietzsche:

Antes de prosseguir no meu caminho
E lançar o meu olhar para frente
Uma vez mais elevo, só, minhas mãos a Ti,
Na direção de quem eu fujo.
A Ti, das profundezas do meu coração,
Tenho dedicado altares festivos,
Para que em cada momento
Tua voz me possa chamar.


Sobre esses altares está gravada em fogo
Esta palavra: “ao Deus desconhecido”
Eu sou Teu, embora até o presente
Me tenha associado aos sacrílegos.
Eu sou Teu, não obstante os laços
Me puxarem para o abismo.
Mesmo querendo fugir
Sinto-me forçado a servi-Te.


Eu quero Te conhecer, ó Desconhecido!
Tu que me penetras a alma
E qual turbilhão invades minha vida.
Tu, o Incompreensível, meu Semelhante.
Quero Te conhecer e a Ti servir.



(Friedrich Nietzsche [1844-1900] em Lyrisches und Spruchhaftes [1858-1888].) Tradução: Leonardo Boff. O texto em alemão pode ser encontrado em Die Schönsten Gedichte von Friederich Nietzsche, Diogenes Taschenbuch, Zürich 2000, 11-1,2 ou em F. Nietzsche, Gedichte, Diogenes Verlag, Zurich 1994)

Que Deus faça esta à oração de todos que em meio a este lamaçal teológico buscam sobreviver a este câncer. Diante de tantas crises e tumores que nos saltam aos olhos, que possamos sobreviver a este antigo mal que vulgarmente atribuímos o nome de “casa de Deus”, mas que nada mais é do que a institucionalização da religião.

Leandro Barbosa

Segue a pergunta e a resposta:



Tenho a muito percebido este mal, este engodo pelo qual nossas igrejas têm estado não tenho ido a nenhuma, embora isto possa de alguma forma prejudicar meus filhos (dez e sete anos), e por isto estou me sentindo um tanto perdida, pois é difícil alguém que tem um mínimo de senso e inteligência (ainda mais tendo já cursado teologia), sentir-se a vontade em meio a tanta mediocridade e hipocrisia. Estou meio perdida sobre o que fazer por estar em dúvida se ainda compensa levar meus filhos a esta igreja corrupta para ouvir msg corrompidas que nos são entregues por pastores confusos, medíocres, hipócritas e corruptos. Este é meu dilema, levo-os ou não? Me diz, o que você faria em meu lugar? 



Nossos filhos Samuel e Thiago



Lutero tem um posicionamento muito interessante sobre este assunto, e eu compartilho dos mesmos pensamentos. Em certo momento ele foi questionado sobre o caso de cristãos não encontrarem uma congregação descente para participarem, e diante da pergunta ele se posicionou da seguinte maneira. Ele instruiu aquele grupo a na falta de um grupo e liderança saudáveis, o líder do lar deveria assumir a posição sacerdotal em seu lar, e instruir a sua família de forma equilibrada a uma espiritualidade saudável. Na questão de liderança espiritual Lutero era muito plural, e não fazia uma divisão clerical em sua visão sobre a igreja. Ele considerava que todos eram iguais na igreja de Cristo, existia apenas uma diferenciação de chamado. Usei este exemplo para exemplificar a minha opinião sobre o assunto. Assim como eu acredito que a espiritualidade é individual, também acredito que a verdadeira igreja acontece dentro de nós. Então assim como ela se desenvolve em nosso interior, nós a representamos e participamos da mesma em todos os lugares. A pergunta que fica é: Porque não tornar nosso lar parte desta igreja e desta espiritualidade?

Creio que dar testemunho, ser cordial, são coisas básicas que refletem nas pessoas a nossa volta, o que dirá aos mais próximos? Jesus disse que onde houvesse dois ou mais reunidos em seu nome, ali ele estaria. Porque não trazer Jesus para dentro de nossas conversas e vivencias familiares? Porque naqueles momentos difíceis na vida de nossos familiares, não debatemos ou tratamos de nossa espiritualidade como algo incluso a nossa essência? Porque não escolhemos um momento onde se faça uma refeição e em meio às conversas não façamos de forma natural o nosso momento com Deus? Não de forma metódica, religiosa, mas deixando naturalmente fluir sabendo que para Deus o todo de nossa vida é interessante, não só as que consideramos como “espirituais”. Creio que por mais que tentemos controlar o mundo a nossa volta, é ilusão pensar que ele está sobre controle. Assim como nós teremos de escolher o nosso caminho, um dia nossos familiares também o terão. E nesta caminhada o que fará diferença será o legado que deixamos como testemunho para estes, a forma como lhes falamos sobre Jesus, em principal a devoção que reconheceram em nós, e com certeza digo: Não há maior legado e herança do que este. Não somos responsáveis pelas escolhas de nossos filhos, mas somos responsáveis pelas opções que lhes ensinamos. Tem um texto bíblico que exemplifica bem isso, que é muito gasto por grande maioria das pessoas: 

“Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Pv 22.6) 

Por mais engraçado e clichê que pareça, muitos interpretam este texto de forma errada. Eles crêem que se ensinarmos bem os filhos, (eles) não vão se desviar do caminho, mas se analisarmos o texto está falando o contrário. Ele diz que se ensinarmos bem o caminho, este (o caminho) não vai se desviar do menino. É o contrário! Por mais que amemos nossos filhos e desejemos o melhor, em um momento da vida eles farão as suas escolhas. A modelo de Cristo cabe a nós estarmos lá para auxiliá-los nas boas e nas más escolhas. Não é fácil a tarefa de educar e ensinar,  o melhor professor é aquele que faz do seu entorno uma forma de ensino. Lembre-se, a igreja não é apenas um grupo, ela é o todo! Quando entendemos isso, o mundo passa a ser a nossa igreja. Isso vale em especial para o nosso lar, os mandamentos não podem estar somente no papel, e sim devem estar em nosso coração para serem amados, e isso começa em casa. Espero ter ajudado! 

Leandro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...