quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O CREDO DE THOMAS PAINE*




Creio na igualdade do homem; e creio que os deveres religiosos consistem em fazer a justiça, amar a misericórdia e esforçar-se por fazer feliz o nosso próximo. Creio em um Deus, e nada mais; e espero alegria após esta vida.

No entanto, a fim de que não se suponha que eu creia em muitas outras coisas além destas, eu devo, no correr desta obra, declarar as coisas nas quais eu não creio e minhas razões para não fazê-lo.

Eu não creio no credo professado pela Igreja Judaica, pela Igreja Romana, pela Igreja Grega, pela Igreja Turca**, pela Igreja Protestante, nem por qualquer outra igreja que eu conheça. Minha própria mente é minha própria igreja.

Todas as instituições eclesiásticas nacionais, sejam judaicas, cristãs ou turcas, aparentam-me ser nada mais que invenções humanas, estabelecidas para aterrorizar e escravizar toda humanidade, além de monopolizar o poder e o lucro.

Não pretendo condenar, por meio desta declaração, aqueles que crêem de outra forma. Eles têm o mesmo direito às suas crenças assim como eu tenho às minhas. Mas é necessário à felicidade do homem que ele seja mentalmente fiel a si mesmo. Infidelidade não consiste em crer ou deixar de crer. Ela consiste em professar crer algo em que não se crê.

.........................................................................

"Meu país é o mundo, a minha mente é a minha igreja e fazer o bem é a minha religião." T. P.

** Islâmica

* THOMAS PAINE (1737-1809). foi um revolucionário e filósofo político anglo-americano. Participou ativamente do processo de independência dos EEUU, sendo considerado um dos fundadores daquela República. É um dos maiores defensores dos direitos humanos e das liberdades civis de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...