A DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO
A humanidade tem um duplo problema conseqüente do pecado e da queda.
1)
A corrupção da natureza humana no intelecto, no emocional e no
volitivo. Este problema é anulado pela regeneração que reverte à direção
e as tendências gerais da natureza humana.
2) Outro Problema persiste: nossa culpa ou passibilidade de punição por não ter-mos cumprido as expectativas de Deus. Somos por natureza filhos do mal e pecadores. (Romanos 3:23/ Tito 3:3) É desse problema que trata a justificação.
Definição
de justificação: é o ato de Deus declarar que os pecadores são justos
aos seus olhos. É um ato forense, imputando a justiça de Cristo ao
crente. Deus é nosso Juiz (Salmos 9:4) é a inversão da atitude de Deus
para com o pecador, por causa da nova relação do pecador para com
Cristo. Deus condenou agora Ele absolve. A justificação é um ato
declarativo (Romanos 3: 20, 24,28). A justificação se divide em três
tópicos, vejamos:
1) A remissão da pena
A
pena pelo pecado é a morte, separação de Deus. (Gênesis 2:16,17/Romanos
5:12-17). Para que haja salvação é necessário haver remissão da pena. A
pena foi removida pela morte de Cristo. (Isaías 53:4-6) permitam-me
abrir um parêntese: (se cristo levou nossas dores e enfermidades, porque
então ficamos doentes? Resposta: Há conseqüências eternas e temporais
do pecado. As eternas são anuladas, as temporais não. 2Samuel 12:13 e
14). É pela Graça (Efésios 2:8 e 9).
2) Restauração ao favor
Definição de favor: benevolência, aprovação, parcialidade, consideração amistosa a partir de um ser superior, graça especial.
O
pecador não somente também incorreu no castigo, mas também caiu do
favor de Deus (João 3:36/ Romanos 1:18, 5:9). Remissão é uma coisa,
restauração é outra. Ex.: um criminoso que foi perdoado pode ser
restaurado aos seus direitos civis se o castigo revogado envolver a
perda deles, mas não está reconciliado à sociedade. Não está restaurado
ao favor. A justificação, no entanto, assegura a restauração ao favor e a
comunhão de Deus. Tornando-nos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus
(Gálatas 3:26). Havendo restauração os pecados são apagados da memória
de Deus (Hebreus 10:17). Com a remissão da pena, não apenas somos
libertos da sujeição ao castigo, como também somos restaurados a uma
posição de favor em relação a Deus. Transferência de um estado de
alienação e hostilidade, para um estado para um estado de aceitação e
favor (João 1:12).
3) Imputação da Justiça
Debitar
a alguém (Filemom 18). O pecador precisa ser perdoado por seus pecados
passados, mas também receber uma justiça positiva antes de poder ter
comunhão com Deus. Esta necessidade é satisfeita com a imputação da
Justiça de Cristo ao crente. Davi declara bem o homem a quem Deus não
atribui iniqüidade (Salmos 32:1,2). Deus nos justifica, remindo nossa
pena, restaurando o favor e imputando a Justiça de Cristo, independente
de boas obras (Romanos 4:4-8/2Corintios 5:21). Cristo se tornou da parte
de Deus Sabedoria e Justiça (1Corintios 1:30). A Justiça de Deus é
revelada no evangelho de fé em fé (Romanos 1:17). A Justiça de Cristo é a
veste nupcial que está pronta para todo aquele que aceita o convite
para o banquete (Mateus 22:11,12 / Lucas 15:22-24). O padrão de Deus não
baixa e não muda em nosso favor, é preciso aceitar, sem sombra de
variações, o sacrifício de Cristo. E em conseqüência, crescer em
santidade.
“Pois está escrito: sede santos, porque Eu Sou Santo.” (1Pedro 1:16)
Continua...
Anderson Luiz de Souza
BIBLIOGRAFIA:
1- PALESTRAS EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA - Thiessen, Henry Clarence.
2- INTRODUÇÃO À TEOLOGIA SISTEMÁTICA – Erickson, Millard J.
3- BÍBLIA REVISTA E ATUALIZADA – Almeida, João Ferreira de.
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